Resende terá a maior galvanizadora do Brasil

armco

O novo parque fabril que a Armco Staco está construindo em Resende tem 7 mil m² de área construída, num terreno de 48 mil m². Além da fabricação de produtos em aço, esta será a maior planta de galvanização do Brasil, com a maior cuba de zinco, cujas medidas são: 13 m de comprimento, 1,8 m de largura e 3,2 m de altura. A expectativa da empresa é que o mercado de galvanização tenha crescimento acima de dois dígitos nos próximos anos.

A planta de Resende tem como objetivo atender a demanda de grandes estruturas metálicas, para uso na construção civil e obras de infraestrutura necessárias para o crescimento do país. O aço utilizado nestas empreitadas necessita ser galvanizado, para que fique protegido contra a corrosão. Outro setor em que temos grandes expectativas é o de óleo e gás. Realizamos um trabalho intenso junto à Petrobras para aumentar a utilização de aço galvanizado em seus novos investimentos e nas expansões de suas instalações atuais – explica o engenheiro metalúrgico Ulysses Nunes, Gerente de Galvanização da Armco Staco.

A localização do novo parque fabril foi planejada com bastante critério, pois fica próximo de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O engenheiro explica que, como o Rio tem atmosfera corrosiva, a utilização de aço galvanizado se torna indispensável até mesmo para postes, rede de iluminação e mobiliário urbano de modo geral. Em São Paulo e Minas estão sediados grandes fabricantes de estruturas metálicas, postes e demais produtos de aço que serão fornecedores desses investimentos que vão acontecer em infraestrutura e óleo e gás.

Além disso, o atendimento da Prefeitura de Resende é muito profissional, recebemos todo o apoio da equipe do prefeito, principalmente da Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços. A postura proativa da equipe foi muito importante para estreitar o relacionamento, afirma.
A capacidade produtiva da nova fábrica será de 72 mil toneladas de aço galvanizado por ano para terceiros. Assim, a Armco Staco é a maior galvanizadora do Brasil, com outras duas plantas, em Guarulhos e no Rio de Janeiro, e capacidade total de 144 mil toneladas de aço galvanizado por ano.

A unidade de Resende está sendo concebida com tudo que há de mais moderno em relação à proteção ao meio ambiente: não há nenhuma instalação desse tipo no país, totalmente sustentável, relata Nunes.
A área de decapagem é totalmente enclausurada, assim como o ambiente da cuba, onde todos os particulares vão ser captados através dos filtros de mangas. Cem por cento dos gases serão lavados e tudo que for emitido para a atmosfera será tratado. Além disso, os equipamentos de produção têm tecnologia italiana, uma das mais avançadas do mundo, e os aparelhos elétricos terão baixo consumo de energia. A planta tem sistema de coleta e reaproveitamento de água da chuva e o aquecimento dos fornos será feito através de gás natural.

Neste primeiro momento, a Armco Staco vai contratar cerca de 50 funcionários. Ao longo dos próximos anos, este número deve subir para até 150. Os profissionais necessários são técnicos qualificados (nos segmentos químico, mecânico e elétrico), mão de obra operacional, engenheiros e área administrativa de nível técnico e nível superior