Obra do Túnel Santos-Guarujá começa em 2014

arte_tunelsantosguarujaEssa é a previsão da Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa) para o início da obra, que estará pronta em 2016. A montagem da estrutura vai usar um processo construtivo inédito no Brasil, que envolve a submersão de grandes segmentos de concreto no Canal do Porto, que terá interdições.

Por falta de parâmetros na engenharia nacional, a Dersa teve de recorrer a especialistas internacionais para elaborar o projeto. E a maior referência nesse assunto é a Holanda país que, com a maior parte do território abaixo do nível do mar, tem mais de 80 túneis submersos.

Na semana passada, o holandês Martijn Smitt, tido como uma das maiores autoridade do mundo no tema, esteve em São Paulo para prestar consultoria ao Estado. Sua empreiteira, a Strukton, assina a maior obra do gênero, em construção na Coreia do Sul, com 8 quilômetros de extensão. “Em Santos, a dificuldade é o porto. Não pode haver acidentes, pois isso o paralisaria e traria prejuízos para a economia de todo o País”, afirma. O túnel paulista terá 1,8 km, sendo cerca de 700 metros na área sob o Canal do Porto.