Especial: Corrosão de estruturas

logo-iczProblemas em estruturas de aço e de concreto, e soluções como galvanização e monitoramento, são discutidos em reportagem e entrevista de pesquisadora do IPT

Um dos principais problemas que podem ser encontrados em obras é a corrosão. Quase todos os processos são espontâneos e se manifestam de acordo com o tipo de material, meio de exposição e combinação meio/material, surgindo tanto em estruturas metálicas quanto de concreto – nas primeiras, a substituição parcial de algumas peças pode ser necessária quando a corrosão comprometeu a integridade estrutural, e nas segundas o mais comum é a realização de reparos localizados ou o reforço das peças comprometidas.

Uma reportagem publicada na edição de junho da Revista Engenharia Civil mostra as principais soluções para enfrentar o problema, como a aplicação do sistema de proteção catódica, as técnicas eletroquímicas e a galvanização. Os entrevistados são a pesquisadora do Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT, Adriana de Araújo, e o gerente-executivo do Instituto de Metais Não-Ferrosos (ICZ)Ricardo Góes.

Adriana é também a entrevistada da edição de julho da Revista Infraestrutura Urbana. Ela comenta os métodos mais comuns para a inspeção de estruturas de concreto no Brasil e as novas tecnologias de monitoramento pelo uso de ensaios não-destrutivos, como radares para verificar a delaminação do concreto, o ultrassom e a termografia, e também a instalação de sensores na espessura de cobrimento do concreto, todas estudadas durante estágio realizado pela pesquisadora no BAM – Federal Institute for Materials Research and Testing, entre junho e outubro de 2012.

Confira na íntegra a reportagem e a entrevista.

Fonte: Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT