O zinco e os produtos que contêm zinco contribuem com cerca de US$ 40 bilhões por ano para a economia global. Dada a ampla gama de setores que exploram as propriedades singulares do zinco, não surpreende o fato de que este metal tenha uma importância econômica significativa.
Emprego Mundial
A Utilização de Zinco também faz sentido do ponto de vista econômico
Foi estimado que os custos da corrosão para economia de um país representam cerca de 4% do PIB nos paises industrializados. Este custo é dramaticamente reduzido quando o aço é protegido com zinco, que prolonga a vida do aço em cinco vezes, mesmo com os cálculos mais conservadores. O aço revestido com zinco praticamente dispensa manutenção, o que significa economias consideráveis no decorrer da vida útil de um produto de aço. No caso de infra-estrutura publica, esta vantagem é significativa quando traduzida em economias permanentes de custo, já que os recursos públicos que, caso contrario, precisariam ser gastos com a manutenção e substituição são liberados para outros propósitos.
Uso do Zinco na Industria Automotiva
Garantia de proteção contra corrosão
Graças aos revestimentos de zinco, a garantia de proteção contra corrosão é hoje oferecida pelos principais fabricantes de veículos e varia de 6 a 12 anos, podendo chegar a 30 anos, dependendo do fabricante.
ULSAB
Em 1998, a industria siderúrgica lançou o revolucionário Ultra Light Steel Auto Body (ULSAB – Chassi de Aço Ultra-Leve) que pesa 25% a menos do que os chassis tradicionais de aço. Esta dramática redução do peso, obtida sem comprometer a segurança, conforto, tamanho ou estética, traduz-se em no mínimo 30% menos do que os chassis convencionais dos automóveis. O aço utilizado no ULSAB é 100% galvanizado, com uma camada de 9 micra em cada lado (65g/m²/lado).
Galvauto
Galvauto é um programa patrocinado pela IZA cujo objetivo é desenvolver um processo pratico e de baixo custo para a aplicação de uma liga de galvanização de Zn-5% Al em um único processo de imersão para componentes subjacentes do chassi automotivo (suporte do motor, conexões transversais, entre outros). O novo revestimento será aplicado com uma espessura de 30 micra, muito menor do que os revestimentos galvanizados típicos e dará 15 anos de proteção aos componentes de aço. O novo revestimento de zinco combinará assim o peso reduzido com um melhor desempenho de proteção contra corrosão, para complementar os aços leves, altamente resistentes que serão utilizados para os componentes de veículos no futuro.
Uso do Zinco em Habitações Residenciais
O aço revestido com zinco resiste a deterioração, corrosão, incêndios e inundações melhor que qualquer outro material. Por isto, ele esta sendo cada vez mais utilizado na construção residencial.
O aço de seis carros reciclados pode fornecer a estrutura de uma que necessitaria da madeira de 40 arvores ou de 1 acre (0,4 hectare) de floresta.
Um estudo da Universidade de Baylor (EUA) chegou à conclusão de que a estrutura de aço deveria ser reconhecida como um material de construção ecológico com base em critérios econômicos e ambientais. Este estudo comprovou que o aço é competitivo em termos de custo, melhora o desempenho e é competitivo em termos de custo, melhora o desempenho e é vantajoso do ponto de vista ambiental.
5-6 toneladas (1) de aço galvanizados são necessários para a estrutura de uma casa de 2.000 pés quadrados (186m²) = 440 lb/ 200kg zinco. 1 tonelada de folha de aço galvanizados é necessária para cobrir esta casa = 88 lb/40g de zinco.
O mercado potencial para o aço revestido de zinco nas habitações residenciais é de 7-8 milhões de toneladas por ano apenas nos EUA = 280.000- 300.000 t/ano de zinco. 1 milhão a 1,4 milhão de novas casas são construídas nos EUA a cada ano.
A analise do ciclo de vida de uma casa residencial típica com estrutura de aço ao longo de 50 anos mostra que a fabricação dos materiais de construção contribui com apenas 2,7% do consumo total de energia. A utilização da casa corresponde a 95,3% do consumo de energia, a construção a 1,4% e a demolição a 0,6%.
(1) ton = tonelada curta (EUA)
Fonte: American Iron & Stell Institute, International Iron & Steel Institute, Dofasco Inc.
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