Home Portal do Níquel Galvabrasil Prêmio Brasil Galvanizado Zinco Salva Crianças Facebook EN

Porque Galvanizar

Diversos fatores devem ser analisados antes de se proceder à seleção do sistema de revestimento mais econômico, como:

  1. Categoria de corrosividade do ambiente;
  2. Custo inicial de aplicação do revestimento por peça;
  3. Vida do revestimento antes de qualquer manutenção;
  4. Custo da manutenção do revestimento;
  5. Custos da paralisação para se efetuar a manutenção;

Levando-se em conta esses cinco itens, verifica-se que o sistema de zincagem por imersão a quente muitas vezes é o mais econômico se comparado a outros processos de revestimento (eletrodeposição do zinco, metalização e pintura com tintas à base de zinco ou de outros pigmentos protetores contra a corrosão).

É possível fazer uma rápida comparação entre os sistemas de revestimento, examinando-se o custo inicial de aplicação do revestimento e o custo de manutenção do revestimento a ser realizada ao longo da vida útil do projeto. Existem sistemas que têm custo inicial menor, como alguns processos de pintura sem adequada limpeza do metal-base, que, no entanto, apresentam um custo de manutenção maior no futuro. O custo de manutenção pode ser mais ou menos elevado em função de fatores como localização da estrutura ou peça protegida, dificuldade de acesso e a suas várias partes, e ainda, exigências de desmontagem para a aplicação do tratamento de manutenção.

A avaliação dos custos deve ser cuidadosa, pois algumas informações são obtidas com precisão enquanto outras só podem ser estimadas de maneira aproximada.

Além dos custos, na seleção do melhor sistema de proteção, problemas de aparência, disponibilidade de mão-de-obra e de material, e disponibilidade de fornecedores de serviços de aplicação do revestimento também contam.

Para a maioria das estruturas e peças que precisam ser protegidas da corrosão, costuma-se dar preferência a um sistema que tenha o menor custo de manutenção possível, mesmo porque, com frequência, não há possibilidade de acesso para a realização da mesma.

Nesses e em muitos outros casos, o processo de zincagem por imersão a quente quase sempre é o escolhido.

Os custos da aplicação dos diversos sistemas de proteção devem ser calculados para que se possa compará-los e selecionar o mais adequado a cada estrutura ou peça. Para essa comparação o ICZ desenvolveu a ferramenta "Calculadora do custo do ciclo de vida", onde são comparados os sistemas de proteção por galvanização e pinturas.


Saiba mais sobre o processo de zincagem por imersão a quente »


Voltar

Associados ICZ

B.BOSCH GALVANIZAÇÃO DO BRASIL
Galvânica Beretta Ltda
Galvanização Beretta Ltda.
Ind. Tudor de Baterias
Indústria Elétrica Marangoni Maretti Ltda.
Morlan S. A.
TRATHO METAL QUÍMICA LTDA.
Votorantim Metais S/A
ZINKPOWER
Ztec Galvanização a fogo