O Zinco e a Sociedade

O zinco é essencial para uma sociedade moderna. O zinco constitui o método mais eficiente em termos de custo e do meio ambiente como proteção do aço contra corrosão.

Prolongando a vida do aço, o zinco presta um serviço inestimável, pois ajuda a poupar recursos naturais tais como, minério de ferro e energia, além de prolongar a vida dos produtos e dos investimentos de capital em aço, tais como casas, pontes, instalações portuárias, linha de distribuição de energia e água, telecomunicações e transporte.

Os principais usos do zinco são:

  • revestimentos anti-corrosão para aço (galvanização)
  • componentes de precisão (fundição sob pressão)
  • material de construção
  • latão
  • produtos farmacêuticos e cosméticos
  • micro-nutrientes para o homem, os animais e as plantas.

O zinco também é um elemento essencial indispensável para a saúde humana e para todos os organismos vivos.

Galvanização

A galvanização é o processo através do qual o zinco é ligado metalurgicamente ao aço, proporcionando ao aço um revestimento anti-corrosão mais avançado e eficiente em termos de custo. O aço galvanizado é utilizado onde a corrosão é uma ameaça.

Como o Zinco Protege Contra a Corrosão?

Quando expostos ao ar e à água, o ferro e o aço oxidam. Uma camada de zinco fornece uma tripla proteção. Primeiro, o zinco fornece um revestimento resistente e aderente que veda o metal subjacente do contato com seu ambiente corrosivo. Segundo, o zinco corrói mais lentamente que o ferro. Terceiro, se o revestimento for danificado e o aço exposto (acidentalmente ou através de corte, perfuração), o zinco adjacente protege o aço exposto (esta propriedade extraordinária é chamada de “proteção anódica”). A vida do revestimento é prolongada ainda mais porque os produtos da corrosão o zinco tendem a vedar as áreas danificadas.

Latão

O latão é uma família de ligas de cobre e zinco. O conteúdo de zinco no latão varia em geral de 10% a mais de 40%. Alem do seu uso tradicional em maçanetas de portas, luminárias e objetos decorativos, o latão é um material cada vez mais popular entre os arquitetos, decoradores e consumidores.

O latão tem uma cor e sensação quentes e naturais. O latão também é um material higiênico – quando usado em usado em maçanetas, parapeitos e ferragens apresenta o beneficio adicional de ser bacteriostático.

Fundição sob Pressão

A resistência e a fluidez das ligas fundidas baseadas em zinco de alto teor de pureza o tornam ideal para milhares de aplicações de fundições, como em utensílios domésticos, pecas de precisão para carros, computadores e equipamentos de comunicação.

Arquitetura

A plasticidade e resistência à corrosão da folha de zinco faz com que ela seja um material ideal para telhados, drenagem da água da chuva e aplicações de decoração.

O aço galvanizado é cada vez mais utilizado na construção industrial, comercial e residencial, esquadrias, condutos e coberturas.

Principais Usos do Zinco: Saúde do Ser Humano, Animal e Plantas.

As propriedades curativas dos compostos de zinco permitem sua utilização em muitos produtos farmacêuticos e cosméticos, de curativos e cremes anti-sépticos a loções solares.

Os principais usos dos compostos de zinco são na produção de borracha, ração para animais, fertilizantes e nutrição humana.

Quatro Fatores-Chave sobre o Zinco

Natural

O zinco, como todos os metais, é um componente natural da crosta terrestre e uma parte inerente do nosso meio-ambiente. O zinco não está presente apenas nas rochas e no solo, mas também no ar, água e na biosfera (plantas, animais e seres humanos). O zinco é constantemente transportado pela natureza, um processo chamado de “ciclagem natural”. A chuva, neve, gelo, sol e o vento provocam a erosão das rochas e do solo que contêm zinco. O vento e a água carregam quantidades diminutas de zinco para os lagos, rios e o mar, onde ele se sedimenta ou é transportado para outros locais. Fenômenos naturais como erupções vulcânicas, incêndios florestais, tempestades de poeira e gotículas de água do mar contribuem para o movimento continuo do zinco através da natureza.

Protetor

A qualidade mais notável do zinco é a sua capacidade natural de proteção. Os revestimentos de zinco protegem o aço contra corrosão, prolongando sua vida útil em até cinco vezes. Por este motivo, os fabricantes de veículos podem oferecer garantias contra corrosão de 12 anos ou mais.

onseqüentemente, o zinco ajuda a preservar o valor de um investimento familiar típico. O zinco também protege a saúde humana. Sabe-se que o zinco é essencial para a saúde humana em geral e para o funcionamento do sistema imunológico humano, em particular. Cremes e loções que contem zinco são amplamente utilizados para proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol. O zinco é utilizado para proteger a pele contra efeitos nocivos do sol. O zinco é utilizado em sistemas de purificação de água e suplementos de zinco são adicionados ao solo para proteger as plantações.

Sustentável

A principal condição da sustentabilidade é satisfazer as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas necessidades também. Assim, a sustentabilidade concentra-se no crescimento econômico, proteção ambiental e processo social. O zinco faz uma contribuição significativa para o desenvolvimento sustentável. Em seu papel como protetor do aço, o zinco é um material essencial para o desenvolvimento da infra-estrutura publica e privada, prolongando a vida útil dos bens e estruturas de aço e reduzindo o custo da sua manutenção. Como um elemento natural essencial, o zinco é parte de todos os ecossistemas.
O zinco é completamente reciclável, fornecendo um recurso sustentável para as gerações futuras. O zinco também contribui para o progresso social fornecendo abrigos com custo razoável, promovendo a boa saúde e contribuindo para a durabilidade dos sistemas de infra-estrutura e transportes dos quais uma sociedade moderna depende.

Não agride o ambiente

Toda a vida na terra desenvolveu-se ao longo de centenas de milhões de anos na presença do zinco. O zinco é utilizado pela natureza para inúmeros processos biológicos. Por estes motivos, o zinco é chamado de um “elemento essencial”, que significa que ele é essencial para a saúde dos organismos vivos. As plantas, animais e seres humanos regulam sua ingestão de zinco da natureza. Foi levantada a possibilidade de que emissões da atividade industrial durante os últimos anos possam estar levando a um aumento dos níveis de zinco no ambiente. No entanto, desde os anos 70, o controle progressivo das emissões em refinarias e instalações industriais reduziu essas emissões consideravelmente. Ao mesmo tempo, o controle geral da poluição reduziu intensamente a acidez do ar na maior parte dos paises industrializados, fazendo com que os revestimentos de zinco em placas de aço expostas sejam cada vez mais duráveis. Atualmente, a quantidade de zinco no meio ambiente está perto dos níveis históricos naturais. Em outras palavras, as atividades do homem não estão mais afetando o equilíbrio natural do zinco no meio ambiente.


Saiba mais sobre o Zinco e a Indústria »

Associados ICZ

B.BOSCH GALVANIZAÇÃO DO BRASIL
Beretta Galvanização
GALVABRAS GALVANIZAÇÃO A FOGO
Galvânica Beretta
Galvanização Josita Ltda
Galvanização Sergal
GALVPRESS TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES LTDA
IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração
Ind. Tudor de Baterias
Indústria Construções e Montagens Ingelec S.A.
K.D.Feddersen  - W.Pilling
Morlan S. A.
Multigalva Tecnologia em Metais
Nexa Resources
Oxiprana Indústria Química Ltda
Produtos Químicos Quimidream Ltda
Raitz Galvanização
Santa Marta
SurTec do Brasil Ltda
Torres Galvanização a Fogo
TRATHO METAL QUÍMICA LTDA.
Ztec Galvanização a fogo

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.