Produtos do Zinco

Zinco SHG

Uma das características mais importantes do zinco é a sua resistência à corrosão em ambiente atmosférico normal, úmido, ácido, maresia ou qualquer outro agente agressivo. Essa característica permite seu uso na proteção contra corrosão de superfícies metálicas (aço e ferro fundido), com a aplicação por diferentes processos de revestimento, sendo o processo de Galvanização por Imersão a Quente o mais utilizado.

Principalmente pela formação de películas estáveis de óxidos, o próprio revestimento adquire a propriedade de proteção contra corrosão, além de proteger catodicamente à superfície do aço, quando ocorre descontinuidade do revestimento, pois é mais eletronegativo que o aço.

Com a adição de alumínio e outros elementos, associado ao baixo ponto de fusão, forma a liga denominada comercialmente de Zamac, utilizada principalmente no processo de fundição sob pressão devido às suas propriedades mecânicas, físicas e de fundição.

O zinco pode ser facilmente conformado mecanicamente (laminado ou extrudado) acima de 100 ºC, devido à sua elevada ductilidade.

Principais aplicações

Processos de galvanização

  • Processos de galvanização.
  • Fabricação de ligas destinadas à fundição de peças; produtos de pilhas; latão

Óxido de Zinco

Óxidos de Zinco feitos a partir de zinco SHG (mínimo de 99,995% de pureza).

  • ZnO/FA
    Óxido de zinco de alta pureza. Apresenta excelentes propriedades térmicas, eletrônicas, químicas e óticas, possibilitando seu uso em diversas aplicações industriais, tais como: vulcanização de borrachas, cosméticos, fosfatados de zinco, medicamentos, vidrados cerâmicos, polímeros etc.
  • ZnO/TRA
    Recomendado para processos que requeiram partículas finas, como a fabricação de adesivos, látex, catalisadores e outros em que se deseje alto grau de dispersão e transparência.
  • ZnO/BO
    Esse produto apresenta ótimas características físicas e químicas, sendo largamente utilizado na indústria de borrachas e cerâmicas.
  • ZnO/RA
    Proveniente de ZnO/BO, este óxido é devidamente elaborado para ser utilizado na fabricação de produtos agrícolas e ração animal.

Produtos Especiais

Liga ZN4

Liga de zinco SHG contendo alumínio na faixa de 30 a 90 ppm. Essa liga permite melhor homogeneização do banho de galvanização a quente, melhor escorrimento do zinco e melhor uniformidade da camada nas peças zincadas.

Liga Galfan®

Liga de zinco SHG com alumínio e elementos químicos pertencentes às terras raras, desenvolvida sob responsabilidade técnica da ILZRO (International Lead Zinc Research Organization), destinada ao processo de galvanização a fogo. A Votorantim Metais credenciou-se na ILZRO e adquiriu a licença para fabricação da Liga Galfan®. Essa liga propicia uma vida útil dos materiais zincados muito superior à dos galvanizados somente com zinco SHG.

Jumbos

Em diferentes formatos e especificações técnicas, de acordo com o projeto particular do cliente.

Anodos de Zinco SHG

Diferentes formatos: desde anodos esféricos de 2" até anodos retangulares de diversos tamanhos.

Pós de Zinco

Produtos obtidos a partir do zinco SHG ou de ligas de zinco. São fornecidos em baldes plásticos com capacidade igual a 30 kg ou em bolsões de polipropileno (bags) de 250 a 350 kg. Principal aplicação: produção de pilhas alcalinas.

Grânulos de Zinco

  • Principais aplicações
    Processos de galvanização eletrolítica.
  • Características Físicas
    Em forma de grânulos que variam de 2 a 7 mm de diâmetro.

 

 


Conheça as Estatísticas do Zinco »

Associados ICZ

B.BOSCH GALVANIZAÇÃO DO BRASIL
Beretta Galvanização
GALVABRAS GALVANIZAÇÃO A FOGO
Galvânica Beretta
Galvanização Josita Ltda
Galvanização Sergal
GALVPRESS TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES LTDA
IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração
Ind. Tudor de Baterias
Indústria Construções e Montagens Ingelec S.A.
K.D.Feddersen  - W.Pilling
Morlan S. A.
Multigalva Tecnologia em Metais
Nexa Resources
Oxiprana Indústria Química Ltda
Produtos Químicos Quimidream Ltda
Raitz Galvanização
Santa Marta
SurTec do Brasil Ltda
Torres Galvanização a Fogo
TRATHO METAL QUÍMICA LTDA.
Ztec Galvanização a fogo

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.