Sustentabilidade

A galvanização, o revestimento do ferro ou aço com zinco, é possivelmente o processo mais ecológico de prevenção contra a corrosão. Estima-se que os custos com corrosão representem cerca de 4% do PIB das nações industrializadas, percentual que tende a ser maior na economia dos países emergentes.

A cada 90 segundos, em todo o mundo, uma tonelada de aço é consumida pela corrosão; de cada duas toneladas de aço produzido, uma é para substituir o aço corroído. Ao proteger uma tonelada de aço contra a corrosão, através da galvanização por imersão a quente, economiza-se energia suficiente para atender às necessidades de uma família média por várias semanas.

A galvanização é o uso eficiente do zinco para proteger o aço por longos períodos, economizando recursos com o mínimo impacto para o meio ambiente.

O zinco, o elemento natural responsável pela resistência à corrosão, é indispensável para os seres humanos, animais e plantas. No processo de galvanização, as estruturas de ferro ou aço são mergulhadas em um banho contendo zinco fundido. A galvanização permite a reutilização de todos os resíduos gerados no processo.

O aço galvanizado pode ser facilmente reciclado com outras sucatas de aço no processo de produção do metal.

O aperfeiçoamento da tecnologia de queima a gás também melhorou a eficiência em energia no aquecimento do banho de galvanização. O calor expelido não é desperdiçado e é utilizado para aquecer produtos químicos de pré-tratamento ou fazer a secagem antes da imersão.

A indústria de galvanização está comprometida em entender e aprimorar a performance ambiental da vida útil de seus processos e produtos.

Emissões do processo

As emissões do processo de galvanização são muito baixas. A vazão de todos os resíduos líquidos, que consiste principalmente de ácidos utilizados para o pré-tratamento do aço, é removida por empresas licenciadas de gerenciamento de resíduos, em concordância com procedimentos obrigatórios, protegendo assim os recursos hídricos. O ácido descartado é também usado para neutralizar outros resíduos e na fabricação de produtos químicos para tratamento de água. A indústria melhorou muito sua utilização de produtos químicos de processos nos últimos anos – reduzindo os volumes de ácidos usados por tonelada de aço galvanizado.

As emissões para a atmosfera são extremamente baixas e rigidamente controladas pelos órgãos de proteção ambiental. Os banhos de galvanização possuem sistemas de filtragem para captar emissões de partículas para o ar. Isso é obtido com sucesso através do uso de áreas delimitadas para banho com a utilização de filtros.


Saiba mais sobre soluções técnicas »


Voltar

Associados ICZ

B.BOSCH GALVANIZAÇÃO DO BRASIL
Beretta Galvanização
GALVABRAS GALVANIZAÇÃO A FOGO
Galvânica Beretta
Galvanização Josita Ltda
Galvanização Sergal
GALVPRESS TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES LTDA
IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração
Ind. Tudor de Baterias
Indústria Construções e Montagens Ingelec S.A.
K.D.Feddersen  - W.Pilling
Morlan S. A.
Multigalva Tecnologia em Metais
Nexa Resources
Oxiprana Indústria Química Ltda
Produtos Químicos Quimidream Ltda
Raitz Galvanização
Santa Marta
SurTec do Brasil Ltda
Torres Galvanização a Fogo
TRATHO METAL QUÍMICA LTDA.
Ztec Galvanização a fogo

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.