Home Portal do Níquel Galvabrasil Prêmio Brasil Galvanizado Zinco Salva Crianças Facebook EN

Notícias e Artigos Explore mais notícias e artigos

06/04/2016

Aço galvanizado é utilizado para a fabricação de equipamentos de fitness

Fonte: Revista Corte & Conformação de Metais, nº 131

Com a proposta de popularizar o uso do aço galvanizado por imersão a quente, o Instituto de Metais Não Ferrosos (ICZ), juntamente com a fabricante de equipamentos para academias ao ar livre Ginast (Nova Odessa, SP), doaram aparelhos de ginástica fabricados com tubos revestidos para o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fabricados em aço, os equipamentos passaram pelo processo de galvanização a fogo para revestimento com zinco, feito pela empresa BBosch (Jundiaí, SP). Os aparelhos não foram pintados, pois a intenção é exemplificar a durabilidade do processo de galvanização.

A Ginast fabricou os equipamentos utilizando os processos de corte a laser, dobramento, usinagem de precisão, estampagem, soldagem MIG e retificação. Depois de soldadas, as partes estáticas e modulares foram montadas com rolamentos, parafusos e acessórios. Segundo a proprietária da empresa, Maria Cleofe Zangrando, o aço foi submetido ao processo de galvanização por imersão a quente após conformado. "Utilizamos, em 100% de nossa produção, tubos e chapas de aço carbono SAE 1.020 com espessura de 2 a 9,52 mm. O volume médio de aço utilizado por academia é de 600 kg", explicou.

Uma iniciativa parecida com a feita em São Paulo está para ser realizada nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte (11.458) o projeto "Academia Saúde do Motorista" tem como objetivo galvanizar, por imersão a quente, equipamentos de ginástica de 16 academias que serão instaladas em postos de gasolina. O projeto ainda está em fase de captação de recursos

Os equipamentos ficam a aproximadamente 8 cm do solo e são presos por meio de uma sapata, que também é galvanizada, e serve para a fixação do parabout. Em destaque, uma cadeira fixada por esse processo.

O processo de galvanização a quente foi feito pela BBosch para aumentar a vida útil dos equipamentos.

BBosch
Tel. (11) 2152-7988
www.bbosch.com.br

Ginast
Tel. (19) 3113-5400
atendimento@ginast.com.br
www.ginast.com.br

ICZ
Tel. (11) 3214-1311
contato@icz.org.br
www.icz.org.br


Leia outras notícias e artigos

Associados ICZ

B.BOSCH GALVANIZAÇÃO DO BRASIL
Galvanização Beretta Ltda.
Galvanização Raitz
Ind. Tudor de Baterias
Morlan S. A.
Nexa Resources
Oxiprana Indústria Química Ltda
PIGMINAS Fábrica de Pigmentos Minas Gerais
TRATHO METAL QUÍMICA LTDA.
Zinc Metais
ZINKPOWER
Ztec Galvanização a fogo