Notícias e Artigos Explore mais notícias e artigos

06/04/2016

Aço galvanizado é utilizado para a fabricação de equipamentos de fitness

Fonte: Revista Corte & Conformação de Metais, nº 131

Com a proposta de popularizar o uso do aço galvanizado por imersão a quente, o Instituto de Metais Não Ferrosos (ICZ), juntamente com a fabricante de equipamentos para academias ao ar livre Ginast (Nova Odessa, SP), doaram aparelhos de ginástica fabricados com tubos revestidos para o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fabricados em aço, os equipamentos passaram pelo processo de galvanização a fogo para revestimento com zinco, feito pela empresa BBosch (Jundiaí, SP). Os aparelhos não foram pintados, pois a intenção é exemplificar a durabilidade do processo de galvanização.

A Ginast fabricou os equipamentos utilizando os processos de corte a laser, dobramento, usinagem de precisão, estampagem, soldagem MIG e retificação. Depois de soldadas, as partes estáticas e modulares foram montadas com rolamentos, parafusos e acessórios. Segundo a proprietária da empresa, Maria Cleofe Zangrando, o aço foi submetido ao processo de galvanização por imersão a quente após conformado. "Utilizamos, em 100% de nossa produção, tubos e chapas de aço carbono SAE 1.020 com espessura de 2 a 9,52 mm. O volume médio de aço utilizado por academia é de 600 kg", explicou.

Uma iniciativa parecida com a feita em São Paulo está para ser realizada nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte (11.458) o projeto "Academia Saúde do Motorista" tem como objetivo galvanizar, por imersão a quente, equipamentos de ginástica de 16 academias que serão instaladas em postos de gasolina. O projeto ainda está em fase de captação de recursos

Os equipamentos ficam a aproximadamente 8 cm do solo e são presos por meio de uma sapata, que também é galvanizada, e serve para a fixação do parabout. Em destaque, uma cadeira fixada por esse processo.

O processo de galvanização a quente foi feito pela BBosch para aumentar a vida útil dos equipamentos.

BBosch
Tel. (11) 2152-7988
www.bbosch.com.br

Ginast
Tel. (19) 3113-5400
atendimento@ginast.com.br
www.ginast.com.br

ICZ
Tel. (11) 3214-1311
contato@icz.org.br
www.icz.org.br


Leia outras notícias e artigos

Associados ICZ

B.BOSCH GALVANIZAÇÃO DO BRASIL
Beretta Galvanização
GALVABRAS GALVANIZAÇÃO A FOGO
Galvânica Beretta
Galvanização Josita Ltda
Galvanização Sergal
GALVPRESS TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES LTDA
IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração
Ind. Tudor de Baterias
Indústria Construções e Montagens Ingelec S.A.
K.D.Feddersen  - W.Pilling
Morlan S. A.
Multigalva Tecnologia em Metais
Nexa Resources
Oxiprana Indústria Química Ltda
Produtos Químicos Quimidream Ltda
Raitz Galvanização
Santa Marta
SurTec do Brasil Ltda
Torres Galvanização a Fogo
TRATHO METAL QUÍMICA LTDA.
Ztec Galvanização a fogo

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.