ICZ NEWS - 10/09/2010

Metodologias de detalhamento de estruturas metálicas
Fonte: Revista Construção Metálica - ed 98

O mercado para a construção metálica hoje, no Brasil, se apresenta em um período de consolidação, caracterizado por um crescimento contínuo da utilização dessa tecnologia, graças à maior variedade de produtos oferecidos, ao maior de profissionais habilitados e às vantagens da utilização do aço em elementos pré-fabricados.

Leia a notícia na íntegra

Mineração e siderurgia debatem sobre sustentabilidade, em BH
Fonte: Met@lica

O reaquecimento da demanda mundial por matéria-prima e os anunciados planos de investimentos do setor no País, da ordem de US$ 62 bilhões até 2014, refletem o bom momento da mineração. Em meio a este cenário positivo, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM promove a 40ª edição do Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas e a 11ª edição do Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro.

Leia a notícia na íntegra

Ferro, aço, cimento e derivados de petróleo estão entre produtos de destaque nas cargas do Pecém e Mucuripe
Fonte: Portos e Navios

Os portos cearenses do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, e do Mucuripe, em Fortaleza, movimentaram, juntos, 4,46 milhões de toneladas de cargas nos primeiros oito meses deste ano, volume 33,9% superior à 3,33 milhões de toneladas trasladadas no período de janeiro a agosto de 2009.

Leia a notícia na íntegra

Painel mostra como ampliar a participação de energia
renovável na siderurgia
Fonte: Portal Fator Brasil

A redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa é uma preocupação global e, no Brasil, não é diferente. Desde 2007, durante a Conferência Mundial do Clima, na Dinamarca, o governo brasileiro assumiu o compromisso de reduzir as emissões de CO2 em 38% até 2020. Para tanto, além do controle das queimadas, o mais grave problema ambiental, os esforços tem sido buscados junto aos setores produtivos intensivos de energia, como a siderurgia.

Leia a notícia na íntegra

Exportações de aço da China caem 38% em
agosto, a 2,8 mi de ton
Fonte: Reuters

A China exportou 2,8 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos em agosto, queda de 38 por cento em relação aos 4,55 milhões de toneladas de julho, informou a alfândega do país nesta sexta-feira.

Leia a notícia na íntegra

Votorantim Siderurgia comemora dois anos
Fonte: Diário do Vale

A Votorantim Siderurgia comemora dois anos de operação se posicionando como um dos principais players do setor siderúrgico. A empresa, que surgiu de uma reestruturação de outra Unidade de Negócios do Grupo Votorantim, a Votorantim Metais, tem capacidade produtiva de 2,5 milhões de toneladas de aços longos por ano e quatro siderúrgicas, duas no Brasil (Barra Mansa e Resende, Rio de Janeiro) e duas no exterior (Colômbia e Argentina).

Leia a notícia na íntegra

Rio Tinto vai cortar preço de minério de ferro em 13%--Nikkei
Fonte: Reuters

A mineradora anglo-australiana Rio Tinto acertou com grandes siderúrgicas japonesas reduzir o preço do minério de ferro entre outubro e dezembro em cerca de 13 por cento em relação ao trimestre anterior, publicou o diário econômico Nikkei.

Leia a notícia na íntegra

CSN espera que Transnordestina opere em 2012
Fonte: DCI

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) aguarda que o projeto ferroviário Transnordestina esteja finalizado e em operação no fim de 2012. Para executivos da companhia, a operação da ferrovia ajudará a companhia a transportar mais de 30 milhões de toneladas de carga por ano no Brasil. A Transnordestina, que conta com 1.728 quilômetros no nordeste, tornará a siderúrgica autossuficiente em logística.

Leia a notícia na íntegra

Empresas gaúcha e mineira de estruturas metálicas
fecham acordo para fusão
Fonte: Zero Hora

União pretende ampliar capacidade de produção e atuação no mercado

Em busca de expansão no mercado nacional e internacional, a Metasa, de Marau, se associou à Codeme Engenharia, de Betim (MG), que ficou com 20% do capital da empresa gaúcha. Apesar de manter as autonomias de gestão estratégica, comercial e operacional de ambas, o acordo assinado na sexta-feira e divulgado ontem une forças de duas empresas que se complementam e amplia o potencial de negociação.

Leia a notícia na íntegra

2ª Latingalva 2010 Colombia

Data: 13, 14 e 15 de setembro de 2010
Local: Hotel Las Américas de Catena
site: www.latingalva.com

Confira a lista de Eventos


Acompanhe estas e outras notícias diariamente no site do ICZ

 

Clique aqui caso não consiga visualizar