Votorantim participa do desafio “Battle of Concepts”

bocA Votorantim Metais participou no dia 30/07, pela primeira vez, do desafio do Battle of Concepts (BOC). Essa ação é promovida por empresas públicas e privadas de todo o país, na busca de novas idéias e soluções para desafios do mundo corporativo. O Convite foi feito para jovens universitários e recém-formados, entre 18 e 30 anos, focado no mercado de galvanização e o desafio que a VM lançou foi: “Como impulsionar novas aplicações em aço galvanizado, com foco em inovação, para o desenvolvimento do nosso país”.

A inscrições se encerraram em 25/11 e 50 projetos foram inscritos e avaliados pela equipe de desenvolvimento de mercado e Marketing do negocio Zinco. Os critérios de avaliação foram: buscar nos projetos novas aplicações e soluções inovadoras que tragam valor ao nosso país, sempre de olho no futuro.

 

A premiação dos 3 melhores projetos ocorreu no dia 5 de março de 2013.

Os vencedores:
1º colocado
Nome: Victor Vincenzo Scopacasa
Universidade: USP – SP
Curso: Design
Nome do Projeto: Parquinho Galvanizado
Resumo do Projeto: O projeto consiste em uma parceria entre a Votorantim metais (fornecimento de matéria prima), Associações de defesa dos direitos das crianças (divulgação, ações sociais e planejamento) e governos locais (implantação) para promover a construção e implantação de brinquedos coletivos infantis em parques, praças e escolas públicas. A principal parceria seria com a IPA Brasil – Associação Brasileira pelo Direito de Brincar, uma OSCIP (organização da sociedade civil, de caráter público), reconhecida oficialmente como Organização de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente que atua promovendo eventos, capacitando profissionais, e implantando projetos para melhorar a qualidade de vida das crianças Esses brinquedos serão feitos com aço galvanizado pintado pois o material atende a requisitos mecânicos necessários e resiste de maneira excepcional à corrosão, garantindo uma grande durabilidade, segurança às crianças e nenhuma manutenção por um longo período de tempo. Nesse caso, o aço supre a defasagem apresentada pelos matérias usados atualmente (ferro e madeira) Pelo fato desses equipamentos serem produzidos com formatos industriais padrões e processos acessíveis (chapas, solda, barras, tubos extrudados, fixação por parafusos, fundações pouco profundas), há uma facilidade para sua viabilização. As ações sociais e benefícios da instalação dos brinquedos de aço galvanizado podem ser melhor divulgadas em escolas, através de panfletos, cartilhas e palestras de conscientização aos pais. Também pode ser um facilitador nesta divulgação promover eventos infantis como shows e festas de aniversário nesses espaços públicos. Essa atuação fortalece a imagem e presença da Votorantim em projetos de relevância social e tem a finalidade de atender à demanda de comunidades, sobretudo as carentes, por locais recreativos públicos, para que as crianças de periferia também possam usufruir de um direito fundamental para o seu desenvolvimento, brincar.

2º colocado
Nome: Carlos de Oliveira Souza
Universidade: USP – SP
Curso: Física
Nome do Projeto: Selo Luigi Galvani de Sustentabilidade
Resumo do Projeto: O processo de galvanização pode ser considerado uma pratica sustentável por proporcionar uma racional utilização dos recursos naturais e energéticos devido aos diversos benefícios que suas aplicações ganham (durabilidade, melhor custo X benefício, economia energética, etc). Assim sendo, o selo Luigi Galvani de Sustentabilidade é um certificado que assegura a utilização de práticas sustentáveis na fabricação de produtos de aço, em que uma delas é o processo de galvanização.
Os produtos certificados poderão utilizar a logomarca (a ser desenvolvida) de forma visível causando uma rápida percepção de que o produto em questão utiliza práticas sustentáveis em sua fabricação. Sendo assim, o selo Luigi Galvani de Sustentabilidade poderá representar um diferencial para diversos produtos de aço.
Fabricantes de produtos de aço que não utilizam o processo de galvanização, talvez comecem a utilizá-lo (em busca da obtenção do selo), uma vez que produtos que não contém o selo, serão menos competitivos em relação aos que possuem. Pois atualmente todos querem ser sustentáveis.
O público alvo do selo Luigi Galvani não se restringe aos fabricantes de produtos de aço, mas abrange também empresas que utilizam o aço galvanizado, como construtoras, empreiteiras, montadoras de automóveis, e fabricantes de eletrodomésticos.

3º colocado
Nome: Raphael Lopes Leibel
Universidade: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Curso: Engenharia de Materiais
Nome do Projeto: Aplicação de aço galvanizado como suporte de bicicletas para ônibus
Resumo do Projeto: Com os investimentos e evolução dos transportes públicos, é de se prever que o Brasil siga os passos dos países mais modernos. Quem vive nos grandes centros urbanos sabe que está cada vez mais inviável, no âmbito da tão falada sustentabilidade, o transporte individual através dos automotores. Em suma, o Brasil tente a seguir os passos de se utilizar bicicletas, ônibus, metrô, barcas, etc. No metrô do Rio de Janeiro, já é possível utilizar bicicletários gratuitos. Já é uma realidade, mas é sabido que os atuais terminais do metrô são poucos e insuficientes e, por isso, os ônibus ainda são o meio de transporte público mais utilizado pelos cariocas. Visando promover a integração entre bicicleta-ônibus foi criado um sistema bastante simples, que atua como suporte para bicicletas, alocado na parte externa frontal do ônibus, permitindo uma rápida colocação/remoção da bicicleta e sem atrapalhar o motorista e os passageiros. E é aí que o aço galvanizado entra. A estrutura deve ter resistência mecânica, preço e custo de manutenção que o aço galvanizado se mostra eficiente. Um possível concorrente poderia ser o aço protegido com tinta promovendo uma barreira entre o aço e o ambiente porém o aço galvanizado possui uma grande vantagem frente ao pintado pois a tinta é facilmente removida com pequenos atritos e movimentos abrasivos, o que não acontece com facilidade na galvanização. Com grandes eventos por vir no Brasil esse projeto torna-se bastante palpável e já se encontra em fase de testes em algumas cidades como São Paulo (estima-se a existência de 20.000 ônibus circulando diariamente na grande São Paulo). É a possibilidade de o aço galvanizado cumprir um importante papel na sociedade, na economia e no meio-ambiente.