Home Portal da Galvanização Portal do Níquel Galvabrasil Prêmio Brasil Galvanizado Zinco Salva Crianças EN
ICZ - Instituto de Metais Não Ferrosos

Chumbo e a Indústria

O mais amplo uso do chumbo é na fabricação de acumuladores. Outras aplicações importantes são na fabricação de forros para cabos, elemento de construção civil, pigmentos, soldas suaves e munições. A fabricação de chumbo tetra etílico (TEL) vem caindo muito em função de regulamentações ambientais cada vez mais restritivas no mundo no que se diz respeito à sua principal aplicação que é como aditivo na gasolina. No caso do Brasil desde 1978 este aditivo deixou de ser usado como antidetonante.

Têm-se desenvolvido compostos organoplúmbicos para aplicações como catalisadores na fabricação de espumas de poliuretano, como tóxico para as pinturas navais com a finalidade de inibir a incrustação nos cascos, agentes biocidas contra as bactérias granpositivas, proteção da madeira contra o ataque das brocas e fungos marinhos, preservadores para o algodão contra a decomposição e do mofo, agentes molusquicidas, agentes antihelmínticos, agentes redutores do desgaste nos lubrificantes e inibidores da corrosão do aço.

Graças a sua excelente resistência a corrosão, o chumbo encontra muitas aplicações na indústria de construção e, principalmente, na indústria química. É resistente ao ataque de muitos ácidos, porque forma seu próprio revestimento protetor de óxido. Como conseqüência desta característica, o chumbo é muito utilizado na fabricação e manejo do ácido sulfúrico.

Durante muito tempo se tem empregado o chumbo como manta protetora para os aparelhos de raio-X. Em virtude das aplicações cada vez mais intensas da energia atômica, torna-se cada vez mais importante as aplicações do chumbo como blindagem contra a radiação.

Sua utilização como forro para cabos de telefone e de televisão segue sendo uma forma de emprego adequada para o chumbo. A ductilidade única do chumbo o torna particularmente apropriado para esta aplicação, porque pode ser estirado para formar um revestimento contínuo em torno dos condutores internos.

O uso de chumbo em pigmentos tem sido muito importante, porém a sua utilização tem diminuído muito. O pigmento, que contém este elemento, é o branco de chumbo, 2PbCO3 .Pb(OH)2; outros pigmentos importantes são o sulfato básico de chumbo e os cromatos de chumbo.

Utiliza-se uma grande variedade de compostos de chumbo, como os silicatos, os carbonatos e os sais de ácidos orgânicos, como estabilizadores contra o calor e a luz para os plásticos de cloreto de polivinila (PVC). Usam-se silicatos de chumbo para a fabricação de vidros e cerâmicas. O nitreto de chumbo, Pb(N3)2, é um detonador padrão para os explosivos. Os arseniatos de chumbo são empregados em grande quantidades como inseticidas para a proteção dos cultivos. O litargírio (óxido de chumbo) é muito empregado para melhorar as propriedades magnéticas dos imãs de cerâmica de ferrita de bário.

O chumbo forma ligas com muitos metais e, em geral, é empregado nesta forma na maior parte de suas aplicações. Todas as ligas metálicas formadas com estanho, cobre, arsênio, antimônio, bismuto, cádmio e sódio apresentam importantes aplicações industriais (soldas, fusíveis, material de tipografia , material de antifricção, revestimentos de cabos elétricos, etc.).

Uma mistura de zirgonato de chumbo e de titanato de chumbo, conhecida como PZT, está sendo posta no mercado como um material piezoelétrico.


Saiba mais sobre o Chumbo e a Saúde »

Associados ICZ

Anglo American
Armco Staco
Armco Staco
B.BOSCH GALVANIZAÇÃO DO BRASIL
B.BOSCH GALVANIZAÇÃO DO BRASIL
CBL Laminação Brasileira de Cobre
Comercial Cometa
Dileta
Eramet Latin América Ltda.
Galvalle
Galvanisa Ltda.
Galvanização Josita Ltda.
Glencore do Brasil
Ind. Tudor de Baterias
Indústria Elétrica Marangoni Maretti Ltda.
J.M. Zanatta & Cia Ltda.
JSR Galvanização
Lisy Industrial E Comercial Ltda.
Lumegal Indústria e Comércio Ltda.
Minas Zinco
Morlan S. A.
Oxiprana
Plasinco Comercial Ltda.
Química del Campo
Romagnole
Sergal Galvanização Indústria e Comércio Ltda.
Sirio Instalações Industriais de Galvanização
Torres Galvanização à Fogo
Trifer Indústria Metalúrgica Ltda.
Valmont
Van Der Hoeven Ind Com Estufas Agrícolas
Votorantim Metais
W. PILLING (K.D. Feddersen do Brasil)
WESTERN TECHNOLOGIES, Inc.
Zincoligas Indústria e Comércio Ltda.
Zinquímica
Ztec Galvanização a fogo